Dicas do trabalhe conosco empresas que mais contratam

TRABALHE CONOSCO: 10 EMPRESAS QUE MAIS CONTRATAM NO BRASIL, PANORAMA QUEM ESTÁ CONTRATANDO NA CRISE E DICAS DE QUEM ESTÁ POR TRÁS DO TRABALHE CONOSCO

 

Dicas para driblar a crise conhecendo quem está do outro lado do “trabalhe conosco”

Que o Brasil está em crise, todos sabemos. O que nenhum de nós pode saber, é quando essa fase vai acabar, principalmente, porque o problema parece ser tanto político quanto econômico.

Muitos setores e atividades foram duramente atingidos por diversos motivos. Na área industrial, a construção naval, por ser dependente de compras governamentais, está praticamente desaparecendo. A indústria da construção civil, por sua vez, sofreu um grande baque com as consequências da operação lava jato.

Além disso, o mercado de trabalho funciona em um sistema de cascata. Quando uma área é atingida, arrasta consigo fornecedores de matérias-primas, indústrias intermediárias terceirizadas e também, empresas prestadoras de serviços.

Como resultado, temos um cenário que aponta para mais de 14 milhões de desempregados, além de algo como 9 milhões de pessoas que hoje, passaram a depender de trabalhos temporários e informais.

Por outro lado, estas são apenas as más notícias. Porque apesar do quadro geral ser desanimador, muitos setores econômicos e principalmente, empresas melhor preparadas para estes momentos, não diminuíram em nada seu ritmo. Algumas, pelo contrário, estão crescendo e contratando.

 

Quem são estas empresas e porque estão contratando em plena crise?

 

Quem são estas empresas e porque estão contratando em plena crise?

 

A resposta é um pouco complexa e inclui variantes que precisam ser consideradas. Primeiro, existem as empresas novas, de crescimento agressivo e que já nasceram com um pé no mundo digital. Estas, procuram manter sites modernos e bastante interativos, onde a página trabalhe conosco é levada muito a sério.

Em segundo, temos alguns ramos da atividade econômica marcados por uma alta rotatividade de funcionários. Nem sempre por culpa das empresas, mas, podem não ser as melhores para se trabalhar. É preciso analisar cada caso. Em geral, como sempre precisam de novos colaboradores, costumam utilizar todos os meios possíveis, incluindo o online.

Terceiro, temos as empresas que atuam em áreas mais especializadas e portanto, sempre estão com dificuldades para preencher todas as vagas, principalmente em cargos técnicos de alto nível. Neste caso, cada empresa tem sua própria política, e a opção trabalhe conosco, pode ou não funcionar.

Por último, temos as grandes empresas, de crescimento lento e constante. Não são muitas e também, não necessariamente estejam adaptadas ao dinamismo da internet e suas infinitas possibilidades.

Como bônus, não podemos esquecer que algo entre 60 e 70% dos empregos no país, são gerados por empresas de pequeno porte. Muitas delas atuam na área de tecnologia e estão sempre precisando de pessoas talentosas e criativas. Individualmente, oferecem poucas vagas, mas, como são muitas, há várias oportunidades espalhadas pelo território nacional.

E afinal, quais são as empresas que mais contratam no país?

Você pode se surpreender com algumas delas, pode não se encaixar em outras, mas, tenha em mente que esta lista é dinâmica. As empresas abaixo, costumam estar sempre entre as maiores contratantes do país, isso significa que estão constantemente abrindo novas vagas, não apenas repondo funcionários.

Seja como for, vamos classificá-las de acordo com os tipos gerais que explicamos no tópico anterior, para facilitar o entendimento sobre as diferenças na opção trabalhe conosco.

 

ATENTO DO BRASIL: modernidade e expansão constante

A ATENTO é uma das empresas modernas, de crescimento agressivo, às quais no referimos anteriormente. Nela, você pode ter certeza de duas coisas: estará em um dos melhores ambientes para se trabalhar no mundo e também, que quando ela diz trabalhe conosco, está falando muito sério.

Atuando no ramo de tecnologia da informação, está espalhada pelo mundo, mas, sua presença mais forte é na América Latina. Como o Brasil é o maior mercado da região, quase metade dos seus 150 mil funcionários estão aqui.

Isso significa que as vagas não se restringem aos especialistas em programação. Há várias oportunidades e o mais importante caso queira se candidatar, é entender que a busca é por profissionais dinâmicos e criativos. Se você se encaixa no perfil, seu currículo deve refletir este aspecto. Observe o vídeo abaixo:

Apresentação Atento Brasil

Atento: várias oportunidades para crescimento profissional

Mesmo que não fale inglês, não se acanhe. Como já dissemos, empresas adaptadas à agilidade da internet valorizam talento e criatividade, aproveite e candidate-se aqui. Ou, como esta é apenas a primeira da série, vamos adiante.

 

 

BRASIL TELECOM CALL CENTER: sempre buscando profissionais

A BTCC é uma divisão da Brasil Telecom, fundada em 2007. Faz parte do grupo OI S/A, e conta com 13 mil funcionários. Tem sedes espalhadas por Curitiba, Rio de Janeiro, Goiânia e Campo Grande.

Apesar de ser uma empresa dedicada ao atendimento de clientes de telefonia, não se engane imaginando apenas vagas de atendente. É claro que estas sempre serão a maioria, mas, também há uma necessidade constante de outros profissionais, sobretudo com perfil para gestão de equipes.

Para que se tenha uma ideia, apenas metade do total de empregados é atendente. A empresa possui página própria para a opção trabalhe conosco, mas, conta com serviços terceirizados para a captação de talentos.

Isso significa que seu currículo deve estar configurado de acordo com o modelo tradicional, já que haverá uma seleção padrão, servindo como triagem, antes que possa chegar até os profissionais da BTCC. Seja como for, você pode se candidatar aqui.

 

 

EMS SIGMA PHARMA: líder de mercado no Brasil

A EMS é uma empresa com características mistas em nossa classificação. Atua há mais de 50 anos no ramo farmacêutico, mas, é altamente focada em inovação. Seu número total de colaboradores, cerca de 5 mil, pode fazê-la parecer pequena, porém, nada está mais longe da verdade.

Na sua área, além de ser líder de mercado, conta com linhas de fabricação automatizadas, por isso, não espere encontrar muitas vagas típicas de chão de fábrica. Aqui, a principal busca é por profissionais técnicos e especializados.

A empresa mantém programas sociais, financiamentos culturais e campanhas de conscientização sobre saúde, que podem ser conferidas em seu canal no YouTube. No vídeo abaixo, é possível sentir o clima da organização e perceber o quanto está antenada com os tempos modernos.

Convenção EMS 2017

EMS: ambiente jovem com foco em inovação

Com este espírito, é evidente que a empresa leva a sério o trabalhe conosco. Tanto, que em sua página há o cuidado de separar as opções entre programas de treinamento, PCD, oportunidades externas, entre outras. Com uma amplitude dessas, apenas lembre-se de destacar seu perfil inovador e candidate-se aqui.

 

NOTRE DAME ITERMÉDICA: crescimento constante

A INTERMÉDICA atua na área da saúde há quase 50 anos e tem um perfil mais tradicional que as empresas anteriores. Sediada na capital paulista, atua fortemente na região do ABC e administra uma rede própria de clínicas e hospitais, além de operar planos de saúde e odontológicos.

Emprega mais de 16 mil pessoas e sempre está com oportunidades abertas. No entanto, é difícil dizer qual o tratamento dedicado aos candidatos do trabalhe conosco. Sua página é bonita e bem construída, mas, a opção fica um pouco escondida o que não é um bom sinal.

Também é preciso lembrar que apesar de empregar médicos, dentistas e outros técnicos da área, opera com uma enorme quantidade de cargos administrativos, logísticos e de atendimento ao cliente. Você pode verificar as vagas e enviar seu currículo aqui.

 

 

LEROY MERLIN: a rede francesa que soube crescer no Brasil

A LEROY MERLIN é uma rede varejista de origem francesa e que hoje está espalhada pelo mundo. Iniciou sua atividades no Brasil em 1998, contando, hoje, com cerca de 40 lojas espalhadas pelo país e 9 mil colaboradores.

Sua prática comercial inclui o respeito ao meio ambiente, o que tem lhe rendido vários prêmios nacionais e internacionais. Na área de recursos humanos, mantém um programa universitário voltado a captação e aproveitamento de talentos internos. Também tem sido constantemente eleita uma das 50 melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

Com uma atenção especial ao mundo digital, o trabalhe conosco da empresa é levado a sério e além disso, como se pode imaginar, existem vagas em várias áreas profissionais e cidades. Você pode se candidatar aqui.

 

 

VIA VAREJO: oportunidades em todo o país

A VIA VAREJO é uma administradora de redes varejistas com presença em todo o território nacional, sendo dona de duas das mais conhecidas marcas da área: Pontofrio e Casas Bahia. Por ter uma estratégia agressiva, tanto na rede física quanto online, é uma empresa dinâmica.

Adotou esse nome em 2012, mas tem um histórico mais antigo como administradora de redes de varejo. Hoje, conta com cerca de 50 mil colaboradores e tem uma área de recursos humanos centralizada para toda a rede, embora seja possível acessá-la separadamente pelas páginas institucionais de cada marca.

Como você pode imaginar, as vagas disponíveis são as mais variadas possíveis, com uma vantagem muito bem vinda em relação às demais empresas já citadas, as redes contratam em todo o Brasil. As oportunidades abertas podem ser verificadas aqui.

 

LATAM: uma parceria que impulsionou o crescimento

A LATAM é uma empresa de transportes aéreos, fruto da união entre a chilena LAN e a brasileira TAM, oficializada em 2012. Sendo que a companhia chilena foi fundada em 1929 e a brasileira, em 1976. Ambas tem um ponto em comum em suas trajetórias: a aquisição de outras companhias como estratégia de crescimento.

Como nosso foco está na abertura de vagas no Brasil, vamos nos concentrar na TAM, mas, é importante lembrar que ser empregado por uma das empresas, pode abrir oportunidades na outra. São pouco mais de 50 mil funcionários no grupo, sendo que quase 30 mil, apenas na TAM.

O trabalhe conosco da empresa não é muito amigável e considerando a área de atuação, a fluência em outras línguas é uma habilidade praticamente obrigatória para a maioria das vagas. De qualquer forma, é possível fazer seu cadastro aqui

Em sua página, a área trabalhe conosco segue o padrão formal da empresa e também, utiliza serviços terceirizados de triagem. Novamente, destacamos a importância de ter isso em conta quando enviar seu currículo.

 

 

MRV ENGENHARIA: passando ao largo dos escândalos de corrupção

A MRV tem uma estratégia de crescimento sólida no mercado de imóveis. Desde 1979 até hoje, desenvolveu um perfil de atuação segmentado no atendimento as classes média e baixa. Este foco a manteve fora de todos os recentes escândalos que afetaram outras gigantes do ramo da construção civil no país.

A quantidade de colaboradores é superior a 30 mil, mas, trata-se de um número que pode ser muito maior em função das contratações temporárias mais diretamente ligadas às obras. Também por este motivo, seu ritmo de abertura de vagas é constante.

Embora o link para a área trabalhe conosco fique meio escondido, a página é moderna, bem dividida e com oportunidades muito bem explicadas. Por si só, este já é um sinal do quanto a aplicação online é lavada a sério.

No entanto, a empresa também utiliza triagem de terceiros, sendo assim, o perfil de currículos deve ser mais tradicional, como a própria empresa. É possível verificar as vagas aqui.

 

 

CSU CARDSYSTEM: uma das não tão novas empresas de tecnologia

A CSU, fundada em 1992, não pode ser enquadrada no mesmo time das novas empresas de tecnologia com um perfil mais radical. Sua enfase em inovação, entretanto, é a mesma. Atuando na área de serviços financeiros, emprega cerca de 7 mil pessoas e está presente em quatro cidades: Belo Horizonte, São Paulo, Recife e Barueri.

Mantém um canal institucional que pode lhe dar uma ideia de como o tom da empresa é mais tradicional, possivelmente, em função do mercado em que atua, no qual também é líder. Confira neste vídeo:

CSU: vídeo institucional Seriedade de acordo com o mercado financeiro

 

Certamente há empresas que mal olham os currículos e também, existem as que se dedicam à ferramenta. Principalmente as mais novas, já nascidas no mundo digital. Não há uma forma de saber exatamente qual delas lida de qual jeito com os candidatos. Mas, há algumas poucas dicas que você pode seguir:

 

  • Pesquise o perfil da empresa e adapte o seu currículo de acordo
  • Adote o padrão estabelecido quando houver triagem
  • Procure ser criativo quando o perfil da empresa indicar essa necessidade

 

De forma geral, procure se lembrar que, principalmente em empresas grandes, a quantidade de currículos também é grande. A pessoa que irá lê-los vai primeiro dar apenas uma passada de olhos, sem muita profundidade. Se vir algo interessante, pode se dar ao trabalho de ler todo o conteúdo.

Por este motivo, o início da sua apresentação é a parte mais importante. Não enrole com cursos, dados e experiências que nada tem a ver com a empresa. É difícil se destacar em meio a tantos bons profissionais disponíveis no mercado, seja direto e procure colocar suas melhores habilidades logo de início.

Para encerrar, não custa lembrar um último ponto: revise o seu português. Erros na escrita do seu material de apresentação, aos olhos de quem lê, significam desleixo, pressa, falta de cuidado. Este tipo de profissional existe aos montes e ninguém os quer.

Fora isso, não se acanhe, envie seu currículo a todos os trabalhe conosco que achar apropriados desta lista. Além disso, tenha em mente que praticamente todas as grandes empresas que ficaram de fora, também tem esta opção em seus sites.

 

KROTON EDUCACIONAL: constantes aquisições e crescimento

A KROTON é uma empresa do setor da educação que manteve um ritmo acelerado de aquisições nos últimos anos. Fundada em 1966, como um cursinho pré vestibular, evoluiu ao longo das décadas para a rede Pitágoras, que inclui colégios e universidades em todo o país.

Chegou a um número próximo aos 40 mil colaboradores após as citadas aquisições de outras instituições de ensino. Também tem a vantagem de estar presente em muitas cidades, por isso, há vagas espalhadas pelo país.

Conta com um página específica para a opção trabalhe conosco, normalmente, com muitas vagas, todas dispostas por categorias e localização. Evidentemente, leva a sério a ferramenta, que você pode acessar aqui.

Trabalhe conosco: afinal, vale a pena fazer o cadastro?

 

 

Depois de todo este percurso, podemos dizer com tranquilidade que sim, vale a pena. A opção trabalhe conosco é tão utilizada pelas empresas quanto qualquer outra forma de contratação, mas, em alguns casos, pode ser o melhor caminho.

Certamente há empresas que mal olham os currículos e também, existem as que se dedicam à ferramenta. Principalmente as mais novas, já nascidas no mundo digital. Não há uma forma de saber exatamente qual delas lida de qual jeito com os candidatos. Mas, há algumas poucas dicas que você pode seguir:

 

  • Pesquise o perfil da empresa e adapte o seu currículo de acordo
  • Adote o padrão estabelecido quando houver triagem
  • Procure ser criativo quando o perfil da empresa indicar essa necessidade

 

De forma geral, procure se lembrar que, principalmente em empresas grandes, a quantidade de currículos também é grande. A pessoa que irá lê-los vai primeiro dar apenas uma passada de olhos, sem muita profundidade. Se vir algo interessante, pode se dar ao trabalho de ler todo o conteúdo.

Por este motivo, o início da sua apresentação é a parte mais importante. Não enrole com cursos, dados e experiências que nada tem a ver com a empresa. É difícil se destacar em meio a tantos bons profissionais disponíveis no mercado, seja direto e procure colocar suas melhores habilidades logo de início.

Para encerrar, não custa lembrar um último ponto: revise o seu português. Erros na escrita do seu material de apresentação, aos olhos de quem lê, significam desleixo, pressa, falta de cuidado. Este tipo de profissional existe aos montes e ninguém os quer.

Fora isso, não se acanhe, envie seu currículo a todos os trabalhe conosco que achar apropriados desta lista. Além disso, tenha em mente que praticamente todas as grandes empresas que ficaram de fora, também tem esta opção em seus sites.